🧠 Pesquisadores realizaram um estudo em que compararam a atividade cerebral de...
🧠 Pesquisadores realizaram um estudo em que compararam a atividade cerebral de dois grupos ao realizar as seguintes tarefas: o primeiro ao ler um livro na tela do computador, e o segundo ao fazer buscas na internet. Foram feitas imagens de ressonância magnética funcional enquanto os participantes da pesquisa realizavam essas atividades (ler na tela x navegar na internet).
🧠 O grupo que navegou na internet demonstrou ativação cerebral de áreas diferentes das regiões envolvidas apenas na leitura, como áreas de tomada de decisões, raciocínio complexo, visão e no hipocampo.
🧠 Os resultados da pesquisa, então, sugerem que fazer buscas na internet pode envolver uma maior extensão da circuitaria cerebral do que quando se lê um livro, quando as pessoas já têm experiências prévias de navegar na internet.
🚩 É claro que tudo precisa ser feito com moderação, pois o exagero no tempo gasto em ambientes virtuais pode trazer outros problemas, mas sendo balanceada essa é uma atividade que pode beneficiar seu sistema nervoso, melhorando a responsividade cerebral nos circuitos que controlam a tomada de decisões e o raciocínio complexo!
Marque alguém que você acha que vai gostar dessa notícia! 😇
#cérebro #atividadecerebral #neurocuriosidades #neuro #psicologia
Referência: Small, G. W; Moddy, T. D.; Prabha S.; Bookheimer, S. Y. (2009). Your brain on google: patterns of cerebral activation during internet searching. The American Journal of Geriatric Psychiatry, 17(2), 116-126.