Psicóloga Allana Porto - Tratamento de Ansiedade | Atendimento Online

Existem 5 FAKE NEWS sobre ansiedade patológica que gostaria de te contar aqui! ...

Existem 5 FAKE NEWS sobre ansiedade patológica que gostaria de te contar aqui!

⚠️ Ansiedade NÃO é sinônimo de fraqueza! Todos nós podemos passar por momentos ansiosos e isso vai depender de características genéticas e das experiências que vivemos, da nossa interação com o meio. Uma pessoa que desenvolve ansiedade patológica frente à uma situação da vida não significa que é mais fraca que outra, não se trata de juízo de valor. Significa apenas que essa ansiedade precisa ser tratada, como um rim que quando adoece também precisa de cuidado especial.

⚠️ Remédios NÃO são a única forma de tratar os transtornos de ansiedade! O tratamento farmacológico tem seu valor e seu lugar, sim. Para alguns indivíduos será necessária a implementação de cuidados com medicação, porém a psicoterapia ensina seu cérebro a reconfigurar ou redesenhar sua percepção e sua forma de encarar as situações que geram ansiedade. Então a terapia é que educa e treina seu cérebro para lidar com a ansiedade.

⚠️ Ansiedade patológica NÃO passa sozinha, com o tempo. os transtornos de ansiedade precisam de tratamento.

⚠️ A pessoa que sofre com um transtorno de ansiedade precisa enfrentar GRADATIVAMENTE e COM ORIENTAÇÃO do psicólogo as situações que acionam seus sintomas de ansiedade. Ao longo do tempo e com a técnica correta, aqueles lugares e situações não serão mais fonte de ansiedade. Isso se chama dessensibilização, mas só deve ser feito com o acompanhamento do seu psicólogo!

⚠️ Durante um ataque de pânico o indivíduo tem a impressão de que vai perder o controle e enlouquecer. Isso se chama despersonalização, porém não existe nenhuma evidência científica de relação entre ataque de pânico e sintomas psicóticos, comumente chamados de “loucura”. Então, não se preocupe: você não vai enlouquecer durante uma crise!

Gostou do conteúdo? Salva pra consultar quando quiser e manda pra geral!

#saúdemental #comportamentoesaúde #bemestar #psicologia #ansiedade #comportamentoecérebro #depressão #vidasaudável

Me siga nas redes