Você aí tem perda de memória ou acha que sua memória está pior do que há 5 anos...
Você aí tem perda de memória ou acha que sua memória está pior do que há 5 anos atrás?
Bom, pra entendermos memória precisamos conhecer uma estrutura cerebral chamada hipocampo. O hipocampo é o principal responsável pela formação de novas memórias, portanto ele precisa estar funcionalmente bem para cumprir essa função.
Alguns fatores podem piorar nossa memória, como a idade, o declínio cognitivo, algumas patologias como Alzheimer…
Mas você sabia que algumas medicações tb “atrapalham” nossa memória? Se você já tomou algum ansiolítico na vida deve sabr do que eu estou falando.
Os ansiolíticos, conhecidos como tranquilizantes popularmente, agem no neurotransmissor inibitório do nosso sistema nervoso, que é o GABA. E o nosso hipocampo possui uma concentração muito grande desses receptores, o que faz com que esta estrutura (hipocampo) seja inundada no momento em que você toma uma medicação desse tipo.
Os ansiolíticos em sua maioria são benzodiazepínicos e têm efeito neuroinibitor utilizados no combate à ansiedade, como Alprazolam (Frontal, Xanax), Diazepam (Valium), Clonazepam (Rivotril), Lorazepam (Lorax), Bromazepam (Lexotan)…
É por isso que quando você toma esse tipo de medicação, você tem dificuldades para lembrar do que aconteceu poucas horas após a ingestão do remédio.
Mas isso significa que você não deva tomar ou eu estou afirmando que essas medicações são maléficas? De forma nenhuma!! Essaa medicações são dádivas na vida de quem depende delas para estabilização da ansiedade, por exemplo.
Para evitar prejuízos na memória caso vc use alguma dessas medicações, vale lembrar de só usar quando realmente necessário, sem abusar dessas substâncias.
E para todos, vale fazer exercícios para melhorar a memória, como memorizar poesias, fazer palavras cruzadas, ler livros, montar quebra-cabeças, fazer caça-palavras, tomar banho no escuro, escrever da direita para a esquerda, soletrar palavras de trás pra frente…
E voltando ao hipocampo, estruturalmente ele se parece com o animal popularmente conhecido como cavalo-marinho. Seu nome científico é Hippocampus.
E aí, já conhecia essas informações? Comente aqui embaixo como anda sua memória.