Hoje vamos falar sobre o #hipocampo. Essa palavra vem do grego #hippocampus,...
Hoje vamos falar sobre o #hipocampo.
Essa palavra vem do grego #hippocampus, que significa cavalo-marinho pelo fato do hipocampo parecer com esse pequeno animal.
Essa estrutura é a estrutura #cerebral mais relacionada à formação de novas #memórias. É importante para #armazenar informações em um estágio inicial para torná-las posteriormente em memória de longo prazo.
O hipocampo está envolvido na transição da memória de longo prazo para uma memória ainda mais duradoura. Além disso, ele desempenha um papel importante na #navegação #espacial.
Em 1985 um compositor, maestro e músico inglês chamado Clive Wearing contraiu uma encefalite viral que causou um dano extenso ao seu hipocampo tanto no #hemisfério direito quanto no esquerdo.
Suas habilidades intelectuais e perceptuais permaneceram intactas, porém ele perdeu completamente a capacidade de formar novas memórias! Parecia que ele estava sempre acordando de um estado de coma, o que o fez criar um diário em que escrevia repetidamente “estou acordado!”
Ele não conseguia sequer manter uma conversa, pois não lembrava da frase anterior que havia dito. Isso impactou grandemente sua vida!
Sintomas clássicos de #Alzheimer, como a perda de memória e a #desorientação têm sido bastante associadas a um declínio no hipocampo.
Existem também #evidências ligando a atrofia do hipocampo a quadros de #depressão, transtorno bipolar e #esquizofrenia.
Já deu para perceber como o cérebro é #complexo e funciona como uma orquestra, né? Cada estrutura tem sua #função, mas tudo funciona de forma bem coordenada e algumas funções são divididas por estruturas diferentes em locais distintos.
E aí, gostou de saber um pouco mais sobre o hipocampo? 😉
#psicologia #neurocuriosidades #neuroanatomia #neuropsicologia #psiquiatria