Ativação comportamental é atualmente o tratamento padrão ouro para quadros...
Ativação comportamental é atualmente o tratamento padrão ouro para quadros depressivos.
Pacientes depressivos usualmente entram num ciclo de baixo repertório comportamental (supressão do responder) e consequentemente eliminam as possibilidades de ter seu comportamento reforçado.
Trocando em miúdos, o paciente depressivo deixa de fazer as coisas que para ele eram interessantes ou prazerosas antes do quadro, assumindo um padrão de esquiva.
Se o paciente X perdeu o emprego, começou a entregar currículos, obteve resposta negativa em todas as tentativas, ele pode passar a não querer mais fazer entrevistas para não receber um “não”. Depois disso, para de sair com os amigos porque sempre falam no assunto ’emprego’ e ele quer evitar falar nisso, ainda mais na frente dos amigos!
Com o objetivo de se distanciar de coisas e assuntos desagradáveis, o paciente acabou por parar de fazer coisas importantes e agradáveis, tornando-se uma pessoa inerte, que tem dificuldades até de sair da cama.
O objetivo da ativação comportamental é recuperar os reforços dos comportamentos da pessoa. Ela precisará entender que tem que sair do ciclo de não fazer nada para aos poucos ir voltando a realizar atividades e dar chance para que seu comportamento seja reforçado, pois alterações comportamentais trazem também alterações no humor.
É importante entender que vai ser preciso fazer sem ter vontade no começo! Fazer antes da vontade aparecer para que ela vá chegando aos poucos. Assim, entendemos que a ação precede a motivação e isso tem se mostrado bem evidente na prática clínica.
Fale com seu psicólogo sobre a ativação comportamental e tire suas dúvidas!
#depressão #humordeprimido #ativaçãocomportamental #psicologia #psiquiatria #padrãoouro #esquiva #fuga #reforçadores #reforçamento #análisedocomportamento #ansiedade