É terapêutico, mas... não é terapia!! Você já parou para pensar quantas coisas...
É terapêutico, mas… não é terapia!!
Você já parou para pensar quantas coisas são terapêuticas no nosso dia a dia?
Fazer uma caminhada, conversar com um amigo, cuidar das plantas, pintar, fazer artesanato, tomar um café com alguém querido… tudo isso é terapêutico, inclusive o ato de falar na terapia!
O falar no momento do atendimento é terapêutico, você sai mais leve, você “descarrega” algumas coisas que você gostaria de dizer e não tinha a oportunidade, você pode chorar, desabafar…
Agora precisamos entender que nem tudo o que é terapêutico é tratamento para algo. Vamos lá: cuidar das plantas pode ser terapêutico para você, mas não é um tratamento validado cientificamente para nenhum transtorno mental. Conversar com um amigo pode ser terapêutico também, mas da mesma forma não é tratamento para nada.
O próprio ato de falar no atendimento psicológico é terapêutico, mas não se encerra em si e não dá conta do processo inteiro. A sua escuta precisa ser qualificada (escuta profissional) e é necessário embasamento teórico, repertório técnico e treino para essa qualificação.
O que eu quero dizer com isso? Que muitas coisas na nossa vida podem nos ajudar em momentos difíceis, mas apenas o tratamento psicológico com um profissional qualificado nos apresenta a melhor evidência científica para determinados transtornos mentais.
Estou dizendo que a psicologia ‘resolve’ tudo? Não, estou dizendo que cada problema se resolve com o profissional adequado. O que é físico se resolve fisicamente, o que é espiritual, espiritualmente e o que é emocional/psicológico/cognitivo, se resolve com tratamento psicológico adequado.
#terapia #psicoterapia #psicología #psicologiaclinica #escutaqualificada #psicologiabaseasaemevidências #psiquiatria #comportamento