Vamos lá falar sobre esse assunto! . Medicação psiquiátrica (ou não) é bênção...
Vamos lá falar sobre esse assunto!
.
Medicação psiquiátrica (ou não) é bênção na vida das pessoas! Elas só são desenvolvidas a partir de muita pesquisa. Por trás delas existe muita tecnologia, coisa linda!
.
Isso não quer dizer que os psicotrópicos (remédios psiquiátricos) sejam suficientes para a “cura” dos transtornos mentais.
.
Falar em cura no contexto de psicologia e psiquiatria é bem ousado, por isso quase não usamos esse termo e aí a razão pela qual eu coloquei entre aspas.
.
Mas a questão aqui é a seguinte: muitas vezes o paciente vai precisar de medicação e que bom que ela existe!! Muitas vezes a medicação vai facilitar o processo de psicoterapia, às vezes o antidepressivo permite ao paciente aproveitar melhor a terapia e costumeiramente o remédio tira o paciente de uma crise maior (chamado aqui de buraco - rsrs).
.
A questão é que o remédio não trata a causa! E sem tratar a causa, o indivíduo não tem uma melhora significativa do quadro.
.
Então… é aí que entra a importância da psicoterapia! O indivíduo precisa dela para aprender novas formas de se comportar, para ampliar seu repertório comportamental, para refletir sobre sua forma de lidar com as coisas, sua forma de encarar a vida…
.
E é a partir dessa aprendizagem que o indivíduo apresenta melhora e pode seguir em frente!
.
#psicotrópicos #medicaçãopsiquiátrica #psicologia #psiquiatria #benzo #antidepressivos #comportamento #cérebro #complementares