Muitaa vezes a gente se pergunta o que causou comportamento X ou Y ou o que...
Muitaa vezes a gente se pergunta o que causou comportamento X ou Y ou o que instalou determinado repertório de comportamentos.
.
De forma simplificada, podemos ter boas pistas se seguirmos o ABC!
.
Observe os Antecedentes (A) do comportamento em questão. O que aconteceu logo antes? Em qual contexto ele ocorre? Esse pode ser o causador do comportamento. Nem sempre será, mas é uma boa pista e um bom psicólogo pode ajudar você a entender melhor isso.
.
B = behavior = comportamento. Aqui é o comportamento em si, o que se quer modificar. Exemplo: crises de pânico, birra do filho etc.
.
O C são as consequências. O que acontece logo após o comportamento aumentará a chance dele ocorrer novamente ou não. Exemplo: uma criança que é elogiada ao escrever uma letra corretamente gostará do elogio e se esforçará nas próximas vezes. Da mesma forma, o contrário. Ser ridicularizado por algo diminui as chances do indivíduo repetir aquele comportamento.
.
Aqui dei uma pitada do que chamamos na prática clínica de Análise Funcional. Não é tão simples fazer isso, mas agora você tem uma ideia e pode conversar com seu psicólogo sobre esse assunto.
.
Gostou? 😉
#comportamento #cérebro #análisefuncional #psicologia #psiquiatria #psicoterapia #psicologiaonline #terapiacomportamental #saúdemental